Olá. Neste blog postei um pequeno artigo falando brevemente sobre nossa atmosfera. Lá eu falei sobre os principais tipos de nuvens existentes, cirros, cúmulos e estratos. É bem verdade que existem nuvens provenientes da junção destas, como cúmulos-nimbos, cirros-estratos, etc... Além disto, ainda existem outras pequenas classificaçõs como no caso de suas altitudes como por exemplo os altos-cirros.
O Tipo de nuvem em destaque neste artigo, as maravilhosas e tenebrosas nuvens mammatus, são nuvens que geralmente pertecem ao tipo cúmulos-nimbos e possuem a peculiaridade de apresentarem diversas formas ovais em suas bases(nuvens deste tipo geralmente apresentam base achatada). Estas formas arredondadas lembram mamas, daí o nome nuvens mammatus.
Estas nuvens são raras, e acontecem em poucos lugares da terra. Quando há uma mudança muito drástica na atmosfera elas se formam. Neste caso, drástico quer dizer por exemplo, uma grande tempestade com tornados e ventos rápidos e frios se tornar um belo por do sol. O contrário também é válido. De posse destes dados, é possível saber quando o tempo irá mudar, apenas observando a formação destas nuvens. Outro ponto citado é que estes eventos ocorrem eventualmente nos Estados Unidos, naqueles grandes corredores de ar que formam furacões e tudo mais.
Bem, abaixo seguem algumas imagens da mammatus que pesquisei na internet e que comprovam os meus adjetivos de maravilhosas e tenebrosas, não?
Read More!