"Nossas virtudes e defeitos são inseparáveis, como força e matéria. Quando separam-se, o homem não mais existe." Nikola Tesla
Gênio? Lunático? Visionário? Neste breve artigo iremos adentrar um pouco na história de um dos maiores cientistas de todos os tempos e veremos que sua personalidade reflete um pouco de cada uma das três perguntas anteriores.
Nenhuma outra pessoa na história(na minha opinião é claro) influenciou tanto a humanidade quanto Tesla. Outros grandes, como Einstein, Vinci, Newton, Cristo explicaram e bem fenômenos universais, e trabalhos em diversas disciplinas diferentes. Mas Nikola era extremamente focado à aplicar suas teorias em inventos e práticas que fatalmente se tornariam cotidianas à humanidade.
Vamos lá... Controle, interruptor, motor elétrico, redes de transmissão de rádio, redes de transmissão de energia, redes de transmissão de dados, tipos de submarinos, rádio, forma hídrica de obtenção de energia, etc... E quando digo etc, é por dois motivos, primeiro que realmente não tenho o tempo suficiente para colocar tudo, já que é muita coisa, e segundo que o governo americano simplesmente surrupiou tudo que lhe referia e agora está sob 7 chaves as maravilhas tecnológias secretas que este gênio deve ter proposto.
Olha, sem estes avanços tecnológicos, não existiria computador e internet, aliás coisas que ele já vislumbrava, pois queria enviar fotos via wireless!!!! isto por volta do ano 1900!!!! Também não haveria energia para todos nós, já que a corrente contínua é muito boa para micro redes, enquanto que para transmissões de longas distâncias não o é. Ou seja, podemos com certeza afirmar que ele eletrizou o mundo, e sem eletricidade ainda estaríamos entre a idade média e revolução industrial. Não teríamos ido à lua, não haveria futebol à noite, nem rock nem qualquer coisa moderna que imaginar.
Mas tais avanços poderiam ainda ser muito maiores, caso tivesse sido financiado ou mesmo não ter sido taxado como cientista maluco. Após seus desenvolvimentos em uma nova forma de produção elétrico-magnética, uma nova forma de corrente havia sido descoberta: a corrente alternada. Ele desenvolveu um dispositivo que transformava a tensão proveniente desta corrente em um valor muito grande, o suficiente para que mesmo o ar não pudesse resistir sua passagem. É o que ocorre com os raios, o ar é resistente à passagem elétrica porém a umidade da chuva faz com que o ar se torne condutor. Pronto, agora para ele nada fios, ele teria descoberto a energia wireless. Mas isto implicava em construir torres muito grandes que carragariam o ar terrestre com energia, se você quisesse acender uma lâmpada, bastava levantar ela hehehe.... Genial.
Mas como dito, ele não obteve financiamento, já que construir as torres demandava dinheiro, mas o dispositivo está aí para quem quiser seguir seus passos, chama-se bobina de tesla. Quanto à sua eventual loucura, o que duvido muito, é devido ao fato de que dizia receber mensagens de seres do espaço. Mais ainda, que havia encontrado uma forma de se comunicar. Se você achou isto engraçado reflita, pois as transmissões à longa distância desenvolvidas por ele são justamente a mesma tecnologia que o pessoal da NASA utiliza para mandar mensagens para o espaço dizendo que nós existimos aqui na terra.
A verdade é que ele é muito pouco falado. Muito crédito se dá a outros gênios, mas penso que este merece um lugar de maior destaque na história humana. Sua personalidade excêntrica era apenas um reflexo de um espírito extremamente em estado de graça. Infelizmente nosso croata morreu em Nova York, velho e morando de favor em um hotel, assistindo à um mundo moderno que ele havia ajudado à construir de forma tangencial o esquecer.
0 comentários:
Postar um comentário