Mentes Geniais: Isaac Newton

"A natureza era para ele um livro aberto, cujas letras podia ler sem esforço." Albert Einstein



Sir Isaac Newton, o primeiro cientista a receber este título de cavaleiro, pela rainha inglesa Anne. Tal honraria somente foi e aida é concedida a notáveis pessoas. Muitos de nós conhecemos este nome, mas o quê em específico ele fez? Neste breve artigo irei rasgar um pouco de seda sobre sua vida.

Isaac nasceu em 25 de dezembro de 1649, em Woolsthirpe na Inglaterra, em meio à uma guerra civil. Seu pai morrera 3 meses antes de nascer. Dizem que todo gênio já demonstra sua genialidade precocemente, bem, se verdade ou não, ele já a partir dos 12 anos já tinha extrema habilidade em construir móveis de brinquedo para suas amigas, perícia que mais no futuro o auxiliaria na criação de teorias que sem elas por exemplo, você não estaria vendo este blog através de um monitor.

Somente com 18 anos ele ingressa na universidade de Cambridge, mas no início, ele tinha de trabalhar muito para compensar sua matrícula, assim mal sobrava tempo para ele pensar nos problemas do universo, além de que, ele era obrigado a cursar disciplinas não muito científicas. O resultado foi que ele não era um aluno brilhante com notas espetaculares.

Mas aos 23 anos de idade, ao se tornar bacharel em artes, o universo para a humanidade começaria a fazer sentido. Bem, vamos por partes, quando digo que a as pessoas não compreendiam certas coisas, não é que elas as desconheciam, mas sim que não sabiam explicar por quê, e nem ao menos sabiam como proceder para talvez chegarem a tal explicação. Newton logo de cara veio para quebrar toda esta barreira.

Ao avistar um prisma em uma tenda de circo, ele começou a se indagar sobre o fenômeno que quebrava uma luz branca em várias outras cores.



Então adquiriu algumas peças deste curioso brinquedo, levando muito a sério seus efeitos e avistando um campo de estudos. Na minha opinião a genialidade começa aí, quando de um simples objeto ignorado por todos ele avista um mundo novo. Assim aos 23 anos de idade ele simplesmente faz 3 coisas mudaria os rumos do homem para sempre:

*Desenvolve toda uma teoria sobre como "funciona" a luz. Que ela pode ser decomposta, formando um espectro de cores básicas e que o inverso pode ser alcançado ao juntá-las. além de aprofundar profundamente na teoria e relatar dados que ele mesmo descobrira.

*Ao realizar tais estudos ele simplesmente "inventa" o método científico. Onde tudo antes era conseguido ou por embasamentos filosóficos ou por experiências aleatórias, ele desenvolve seu raciocínio através de experiências sequenciadas, reúne os dados em fórmulas lógicas ou matemáticas, para então formular uma teoria geral que explique o porque dos fenômenos estudados. Brilhante. Hoje e sempre no futuro se um cientista quiser desenvolver seu raciocínio não fugirá muito disto.

*O terceiro ponto ele "só" desenvolveu de quebra suas próprias formas de cálculo, baseadas na obra de René Decartes. Como a teoria na época não conseguia acompanhar seu raciocínio, ele fez a sua matemática que ainda hoje, mais de 300 anos depois é utilizada nas universidades, fórmulas avançadas, e até projeções para o homem ter ido à lua.

Pronto não é mesmo? Com isto ele já pode ser considerado um dos maiores(se não o maior) cientista de todos os tempos. Haha, permita-me rir da minha própria indagação.

Em 1666 a peste negra assola a Inglaterra. Newton é obrigado a parar seus estudos, que inclusive iria publicar somente anos mais tarde. Parar os estudos de ótica em Cambridge, e voltar ao interior para se afastar da doença mortal. Quando em sua casa no interior acontece talvez o maior fato de todos os tempos na física. Uma maçã cai em sua cabeça.

Porquê a lua não cai na terra? Porquê as coisas caem para baixo? Porque a terra gira ao redor do sol? Essas e várias perguntas Newton fez aos 24 anos, após passar a dor. Ele como um cientista, pensou em algo inédito, mas que explica de alguma forma: Existiria alguma força que amarra os corpos no universo, como um arame invisível? Nascia aí o conceito de gravidade. Isto respondia às indagações sobre o movimento de atração entre os corpos, mas no caso dos plenetas, Newton percebeu que o movimento circular gera outra força, chamada de centrífuga. Pronto, em pouco tempo ele já formulava as regras gerais sobre movimento e gravidade, que perduram até os dias atuais:

*Todo corpo tende a continuar em repouso ou movimento uniforme até que haja forças externas.

*Quando uma força age sobre um corpo, a mudança de movimento é proporcional à intensidade aplicada.

*Para toda ação há uma reação igual em sentido contrário.

*Todos os corpos no universo se atraem com força proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles.

Com isto o nosso gênio ficou rapidamente popular na europa e se tornou professor de matemática em Cambridge, aos 26 anos, tornando-se assim o mais jovem a ocupar tal cargo em todos os tempos. Assim ele tinha agora tempo integral para pesquisar o que bem entendesse. A princípio ele se dedicou um pouco a química, gerando alguns bons avanços, mas foi quando ele viu o instrumento abaixo que ele novamente deu seu toque genial ao avanço da humanidade.



Este é o telescópio refrator de Galielu Galilei. Toda a europa estava entusiasmada com tal aparelho, quando Isaac Newton surpreendeu a todos novamente e desenvolveu o seu próprio telescópio, que até hoje é chamado de telescópio newtoniano. Utilizando ferramentas próprias e um conjunto maior de lentes que fazem função de ampliar imagem que chega à grande frontal, ele desenvolveu um telescópio muito mais potente. Agora o mundo todo podia enxergar bem melhor os astros e satélites vizinhos graças ao nosso cavaleiro real.

Nos anos seguintes deste feito, ele se limitou a continuar seus avanços em química, mas seu estado de graça perdurou ao ser presidente da sociedade de cientistas, e posteriormente como novo diretor da casa da moeda real. De novo.... hehehe é impressionante a determinação desta pessoa, dizem que ele mal comia, era um sujeito realmente fixado em seus objetivos. E o novo objetivo era muito mais que dirigir a casa da moeda. Utilizando seus conceitos em química, ele desenvolveu um método de produção muito mais dinâmico, tanto para a criação quanto para a averiguação, pois uma moeda é composta por elementos químicos, e a chama de cada um possui uma coloração diferente. A quantidade e mistura da luz das chamas filtradas indicam o conteúdo da moeda.

Sir Isaac Newton morreu aos 84 anos de idade. Na minha opinião, seu diferencial era sua concentração nos problemas, e o foco prático de onde formulava seus pensamentos. Assim ele não corria o risco de se contradizer no mundo real, que cá entre nós, é o que realmente importa: o comportamento das coisas no universo. Mais ainda digo, que, a mais de 300 anos atrás ele já estava muito a frente de nós hoje em dia.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário