Um Pouco da Nossa Atmosfera

A atmosfera terrestre é uma extensa camada que efetua e possibilita diversos fenômenos naturais essenciais à nossa existência.

*Uma das principais camadas desta região no nosso planeta é sua magnetosfera, a camada mais externa da atmosfera, que entra em contato diretamente com o cosmos. Situada entre 965 e 64600 kilômetros acima da superfície, é constituída de prótons e elétrons originadas do sol e que foram incorporadas nesta área pela gravidade terrestre. Essas partículas fazem com que fragmentos espaciais como por exemplo os cometas sejam dilacerados, ao se colidirem, evitando que milhares destes cheguem à superfície terrestre todos os dias. Quando estas partículas descem à camadas mais inferiores, chocam-se com as partículas do ar e emitem um brilho que é nada mais que as auroas boreais (pólo norte) e austrais (pólo sul) como ilustra a foto abaixo.





*Outra importante parte da atmosfera é a troposfera, que atua na formação de nuvens e clima da terra. É nesta camada que existem as formas de vida, exceto os tipos de vida aquáticas e subterrâneas. A altitume máxima desta zona pode chegar à 6 kilômetros. As nuvens são agregados de minúsculas partículas de água ou gelo suspensas no ar. Sem as nuvens, calcula-se que o clima terrestre seria em média 15°C mais elevado, o que comprometeria nossa existência ou no mínimo, expondo à niveis críticos nosso contato com os raios solares. Estas são classificadas de acordo com sua altitude, aspecto e composição.


*Cirros, que são geralmente brancas e suaves, existem nas grandes altitudes e formadas por pequenos cristais de gelo.



*Cúmulos, que possuem maior tamanho vertical e base achatada, geralmente precedem bom tempo.



*Estratos, nuvens baixas que geralmente se apresentam em várias camadas, uma acima da outra. É normal serem associadas às tempestades.




Podem haver a combinação destes tipos citados gerando mais tipos de nuvens. Bem, espero ter feito uma pequena abordagem desta camada, há diversas outras divisões desta igualmente interessantes.


Douglas Jano

Share this post!

Bookmark and Share

2 comentários:

Anônimo disse...

A Primeira imagem é da aurora boreal...

Anônimo disse...

:) Amei

Postar um comentário