A Magia dos Minerais




Hoje em dia, os minerais são amplamente empregados na indústria moderna ao fim de gerar-se ligas e matérias primas para linhas de produção. Todavia, em um passado longínquo, os minerais eram tidos como pedras com propriedades mágicas, místicas-religiosas e medicinais. Este artigo irá fazer uma breve viagem à idade média e levantar alguns pontos interessantes desta curiosa visão sobre os minerais.

Os minerais estão amplamente ligados à lendas, principalmente pelo fato da beleza singular de vários atrair a cobiça e curiosidade das pessoas. As lendas envolvem magia, alquimia, astrologia, etc. O Santo Graal, o cálice da última ceia de Jesus, dizia-se ser reluzente pelo brilho de belas esmeraldas. Videntes utilizam as famosas bolas de quartzo para observarem o futuro em seu brilho interior. Alquimistas da idade média buscavam à todo custo o poder de transformar minerais comuns em ouro. Algumas histórias como as descritas anteriormente podem realmente serem mitos, mas outras são verdadeiras desde a idade média, como o hábito de se ingerir sal de Epsom, o sulfato de magnésio para aliviar a digestão.





Os alquimistas talvez sejam o maior símbolo da mística sobre os minerais. Eles eram os cientistas precursores dos atuais químicos. Os alquimistas acreditavam que os planetas influenciavam toda a matéria. Diziam assim que tudo era passível de um aprimoramento se fosse exposto ao método correto. Para provarem essa afirmativa, pssaram séculos tentando frustradamente transformar chumbo em ouro. Para encobrir estes fracassos os alquimistas utilizavam uma linguagem secreta, extremamente complexa para desviar desconhecedores da área. Com isto, levaram muitos séculos para que estes mágicos fossem desacreditados.

Os talismãs e amuletos também são famosos. Frequentes em lendas e mitologias desde que o homem obteve a razão. Sempre dotadas de poderes sobrenaturais para afastar o mal ou o infortúnio. Neste caso os egípcios eram bastantes resolvidos. Os escaravelhos eram um grande símbolo que era talhado em pedras preciosas e deixado nas tumbas para protegerem as almas dos finados. Os romanos também utilizavam diversos amuletos para diversos propósitos. Amor, guerra, colheita, religião e várias outras atividades. Abaixo segue uma ilustração contendo alguns deles.





Bem, os minerais sem dúvida acompanharam a humanidade por sua caminhada até os dias atuais. Hoje em dia são vistos através do sensoriamento remoto de satélites na órbita terrestre e são empregados na construção de quase tudo, inclusive dos próprios satélites... Mas é sem dúvida interessante olhar para o passado e ver como e para quê nossos ancestrais os viam.


Douglas Jano

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário