The Dark Side Of The Moon

Banda: Pink Floyd
Ano: 1973
Classificação:
Capa:



Como a harmonia de vários instrumentistas com personalidades diferentes pode resultar em uma obra prima como esta? A resposta é simples e ao mesmo tempo única: Uma das maiores(talvez até mesmo a maior, irei argumentar mais a frente) bandas de todos os tempos decidida por adotar um estilo inigualável e falar sobre temas extremamente profundos.

É claro que a geração restart e telettubies de hoje em dia não tem a menor percepção auditiva. Eu fico tentando escutar o som dos instrumentos, em vão nestas músicas de hoje em dia. Às vezes não têm sequer o cuidado de manter a escala dos acordes, mudando de posição ao acaso, como se tivessem aprendido meia dúzia de posições pestanadas e socado uma letra "teen" por cima.

Este disco do Pink Floyd foi uma revolução ao seu tempo. Utilizando-se de diversos efeitos sonoros para acompanhar as músicas, o resultado foi impressionante. Por exemplo, em Time, o som de diversos relógios ao mesmo tempo de forma límpida, onde você consegue escutar qualquer um apenas concentrando ao seu tic-tac. O perfeiro som da pessoa correndo em On The Run também foi um grande feito.

Além destes efeitos, os intrumentos e os vocais são perfeitamente harmoniosos. Na minha opinião, Brain Damage resume bem esta qualidade inigualável, onde Waters canta sobre os lunáticos entrando em campo, seguido pelas vozes de fundo das três moças e Gilmour fazendo bases em ré e pequenos toques na guitarra que deixam, pelo menos em mim, uma sensação de distância, loucura, espaço.

Mas este disco é muito mais que um disco, é uma verdadeira lenda por toda a mística envolta à esta forma de arte. Pra início de conversa este é o 3º disco mais vendido de todos os tempos. Não há como falar um pouco desta obra prima e não se referir ao filme O Mágico de Oz de 1939. Eu vi o filme junto com a trilha. Não que seja uma trilha perfeita, mas há momentos que realmente impressiona, na minha opinião estes momentos foram:

Na hora em que Dorothy está em sua casa sendo levada por um tornado, é a parte de The Great Gig In The Sky, onde Doris canta gritando.

Assim que acaba todo o vendaval e a artista entra no vilarejo de chão dourado, é quando começa Money, realçando mais ainda o espanto da moça.

Quando dá a louca no espantalho e ele dança sem parar começa Brain Damage com sua letra sobre lunáticos.

Enfim, são muitas pequenas coincidências mas estas acima para mim são as mais eviddentes. A banda apenas alega este fato como uma grande coincidência. Por isso o Pink Floyd sempre foi um mistério para mim. Mesmo Beatles, ainda possui algumas bandas que se inspiraram e conseguiram fazer algo na mesma linha musical(Oasis, etc...). Não é o caso do Floyd, que para mim, não há nada sequer parecido. E nunca haverá! Os Beatles ficaram maravilhados com o primeiro disco do Floyd na época de Abbey Road, citando ele como "O Melhor", depois disto a banda que mais influenciou outras bandas foi amplamente influenciada pelo som psicodélico do Pink Floyd(Yellow Submarine, etc...). Por essas e outras o Pink Floyd para mim é a maior banda de todos os tempos, pouquíssimo à frente Beatles, que também eram magníficos.

The Dark Side Of The Moon é um show de progressivo, acordes suaves, psicodelismo moderado e a banda evoluída após algum tempo sem Syd. Disco recomendadíssimo para quem gosta de um rock clássico.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário